Peteca, Pião e Pique-Pessoa (2018)

 

Fotos

O espetáculo teatral Peteca, Pião e Pique-Pessoa é inspirado em brinquedos tradicionais e em formas brasileiras de contação de histórias, bem como na associação de aspectos do carnaval e da cultura gaúcha.  Em cena, Peteca (Éder Rosa) e Pião (Viviane Juguero) contam a história de Pique-Pessoa, enquanto jogam peteca, pião, ioiô, bilboquê, bambolê, cinco marias, cama de gato, jogos de palmas, língua do P, bolitas, jogo da velha, dominó, cartas, e também pulam corda, andam em cavalinho de madeira, manipulam marionete, bonecos de pano e, como não poderia deixar de ser, brincam de faz de conta.

Peteca e pião são os dois brinquedos tradicionais com base nos quais foi construída a movimentação dos atores. Assim, o personagem Peteca associa saltos a movimentações de mestre-sala e sapateados presentes em danças gaúchas. A personagem Pião, por sua vez, associa os giros do brinquedo aos giros das porta-estandartes em escolas de samba e de bailados presentes nas danças tradicionais da Região Sul do Brasil.

Peteca, Pião e Pique-Pessoa segue o caminho trilhado pelo Bando de Brincantes há quinze anos, enfocando a investigação sobre o universo infantil, a cultura popular, a movimentação extracotidiana e a musicalidade. Em cena, Peteca e Pião tocam violão, cavaquinho, pandeiro, bombo leguero, metalofone, trompete, gaita e chocalho de sementes. A trilha sonora conta com canções criadas especialmente para o espetáculo, dando continuidade a dramaturgias anteriores de Viviane Juguero, nas quais a música integra e constitui a ação, como um elemento essencial ao desenvolvimento da narrativa.

A temática central da dramaturgia é a percepção da temporalidade, sem, no entanto, haver referenciais sócio-históricos que localizem o enredo em tempo e local precisamente determinados. Essa característica tem o intuito de propiciar que a identificação ocorra em distintas realidades socioculturais.

A dramaturgia caracteriza-se por uma estrutura de metalinguagem que versa sobre a história narrada e o próprio ato de contar histórias, abarcando reflexões, dúvidas e afetos dos narradores em relação com o que contam.  

Pique-Pessoa é alguém que está sempre em busca de uma saída para ser feliz no futuro, sem vivenciar plenamente o presente. A personagem é masculina ou feminina, conforme quem a  interpreta, já que tanto Peteca quanto Pião a representam quando vestem a cartola que a identifica. A ideia está vinculada ao dito popular brasileiro “vestir o chapéu”, que alude ao ato de alguém identificar-se com uma questão que lhe é apresentada. Assim, qualquer pessoa pode se sentir como Pique-Pessoa, em algum momento da vida. O objetivo do trabalho não é a idealização da brincadeira, nem criminalização das preocupações efetivamente presentes no dia a dia, mas, sim, dialetizar esses conflitos, trazendo à tona suas contradições, de forma subliminar.

A peça pretende proporcionar um momento de fruição artística divertido e envolvente, além de sugerir caminhos para a construção de novas percepções e reflexões. Cenas de alegria, tristeza, descoberta, decepção, carinho, dúvida, solidão e cumplicidade integram essa grande brincadeira que pretende dialogar com as crianças sobre o presente, ao vivenciá-lo afetiva e intensamente.

Peteca, Pião e Pique-Pessoa surgiu de uma iniciativa da Associação Internacional de Teatro para a Infância e Juventude (ASSITEJ) ao convidar artistas do mundo inteiro a refletirem sobre o futuro do teatro para crianças, com base no tema “imagining the future”. Inspirada por esse questionamento, Viviane Juguero concebeu a presente proposta, contando com a colaboração de Éder Rosa e escreveu o enredo original, cuja dramaturgia final foi redigida em parceria com Jorge Rein.  O trabalho está embasado no conceito de “Dramaturgia Radical” desenvolvido por Viviane Juguero, fundamentado no trabalho de Paulo Freire, Humberto Maturana, Mikhail Bakhtin, João Pedro Gil e Vera Lúcia Bertoni dos Santos (dentre outros), no decorrer de suas investigações no curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRGS.

Em Peteca, Pião e Pique-Pessoa existe a intenção de que o processo de vivência do presente seja reconhecido no aspecto artesanal da singularidade afetiva. Por essa razão, o trabalho foi criado com base em inúmeros brinquedos tradicionais brasileiros. Essa opção nada tem a ver com a idealização desses objetos em detrimento das brincadeiras virtuais surgidas recentemente. Tal polarização seria redutora e pouco afetiva, já que videogames, celulares e tablets integram as vivências emocionais, cognitivas e perceptivas de grande parte das crianças da atualidade. Inclusive, Peteca e Pião representam robôs de forma muito divertida em dois momentos da peça.

As reflexões críticas sobre as brincadeiras embasadas em novas tecnologias são importantes, mas precisam estar associadas a cada contexto, resultando em construções dialógicas que não se respaldem em verdades pré-estabelecidas. Desse modo, distante de incentivar qualquer rivalidade com os brinquedos modernos, Peteca, Pião e Pique-Pessoa tem a intenção afetiva de apresentar a novidade de brincadeiras antigas, muitas vezes desconhecidas das crianças da atualidade ou apresentadas de forma tão organizada e didática que perdem o sabor da descoberta. Os brinquedos artesanais revelam a singularidade de cada confecção. O processo emana do objeto e potencializa a percepção de vivências do presente. Além disso, as brincadeiras tradicionais propiciam a integração de diferentes gerações, como pudemos verificar em nossas experiências anteriores, quando plateias multietárias cantarolavam e se identificavam com as cantigas do espetáculo Canto de Cravo e Rosa ou com as quadrinhas e parlendas de Quaquarela.

Ingresso Antecipado (50% de desconto)

 

Ficha técnica:

Elenco: Viviane Juguero e Éder Rosa

Direção: Viviane Juguero

Assistência de direção: Éder Rosa

Dramaturgia: Viviane Juguero e Jorge Rein

Enredo original: Viviane Juguero

Concepção inicial: Viviane Juguero e Éder Rosa

Composição de figurinos e materiais cenográficos: Éder Rosa

Músicas: Viviane Juguero

Preparação vocal: Marlene Goidanich

Criação e operação de luz: Miguel Tamarajó

Tradução em libras: Lucimeia Gall Konig

Criação de material gráfico: Propaganda Futebol Clube

Assessoria de imprensa: Simone Lersch

Revisão de textos de divulgação: Sandra Juguero

Assistência de produção: Michelle Perceval, Wagner Madeira, Tainá Távora

Bilheteria: Kátia Schmitt e Carmen Lima 

Fotos: acervo do Bando de Brincantes

Produção de áudios promocionais: Todovido

Realização: Bando de Brincantes

Indicativo de faixa etária: LIVRE

Duração do espetáculo: 60 minutos

Ingresso Antecipado (50% de desconto)

 

Temporada de estreia:

De 13 a 29 de abril de 2018, no Teatro Bruno Kiefer

da Casa de Cultura Mário Quintana

Sextas, às 15h:

Apresentações para escolas (com pré-agendamento) - Valor do ingresso: R$15,00

*Escolas com 50 alunos ou mais ganharão um kit com peteca, pião, ioiô, bolitas e apito de madeira. 

Sábados e domingos, às 16h :

apresentações para público em geral (ingressos no local e no site www.bandodebrincantes.com.br)

Valor do ingresso: R$30,00

(descontos para estudantes, idosos, deficientes e artistas)

 

Ingresso Antecipado (50% de desconto)

Aceitamos todos os cartões

 

Contatos:

www.bandodebrincantes.com.br

Whatsapp: (51) 99818-8918

bandodebrincantes.rs@gmail.com

 

Fundamentação artístico-pedagógica do trabalho do Bando de Brincantes no link

Estudos brincantes

 

Parceria Cultural:

Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude (CBTIJ) / Associação Internacional de Teatro para a Infância e Juventude (ASSITEJ); Propaganda Futebol Clube; Bactéria Filmes; Todovido; TVE; FM Cultura;  Paróquia da Ascenção da Igreja Anglicana do Brasil; Associação de Amigos da Casa de Cultura Mario Quintana; Casa de Cultura Mario Quintana, Banrisul; Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Agradecimentos:

Henrique Rosa Juguero, Sandra Juguero, Alice Schwartz, Jessé Oliveira, Pilato Pereira, Humberto Maiztegui, Gisara Santos, Marcos Eizerik, Rafael Pedroso, Márcia Donadel, Sayô Martins, Gabi Lemos, Lívia Lemos Cirillo, Diogo Lemos Cirillo, Toneco da Costa, Hamilton Braga, Fernanda Caselli, Álvaro Luthi, Dani Israel, Pedro Marquez, Everton Rodrigues, Marília Dihl, Esmar Sobral Cunha, Carmen Lima, Marília Dihl, Esmar Sobral Cunha, Clóvis Rocha, João Pedro Gil. 

Ingresso Antecipado (50% de desconto)

 

 

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