Canto de Cravo e Rosa

Acesse o livro na íntegra, gratuitamente,  AQUI

> Músicas

Canto de Cravo e Rosa, de Viviane Juguero, foi criado a partir de formas populares de representação e músicas extraídas do folclore brasileiro, buscando encantar, divertir e valorizar os laços de identidade existentes entre as crianças e a cultura de seu povo. A fábula narra as intrigas da Senhora Aranhosa, as trapalhadas do Sapo guloso e ingênuo, o amor do Cravo e da Rosa e a perspicácia do Grilo, da Joaninha e de outros bichos do jardim.

Canto de Cravo e Rosa foi montado pela primeira vez pelo Bando de Brincantes, em 2007. Durante o processo de ensaios, a partir das improvisações dos atores e das orientações de cena do diretor Jessé Oliveira, o texto foi sendo aperfeiçoado e modificado pela autora, conforme as necessidades que cada cena apresentava e as habilidades de cada ator na construção dos personagens.

Para a publicação do livro, novas elaborações: As convencionais rubricas teatrais, são apresentadas em verso, inspiração oriunda de quadrinhas, trovas e repentes. Assim, a cada verso, várias possibilidades: a descoberta da ação das personagens, o jogo com as palavras e a brincadeira com a melodia do verso. Para esse trabalho, a autora contou com o escritor Jorge Rein na assessoria da redação final de versos.

As ilustrações de Ricardo Machado começaram a ser elaboradas para o material gráfico de divulgação da peça. O resultado foi tão satisfatório que a linguagem foi mantida para a realização do livro. O artista buscou representar os personagens a partir dos figurinos (de Raquel Cappelletto) e máscaras (de Sayô Martins) presentes na peça, sempre realizando gestos e movimentos que de fato existem no espetáculo, os quais foram criados durante os ensaios pelos atores e pelo diretor Jessé Oliveira. Essa característica possibilita um resultado muito particular e inventivo ao trabalho pictórico.

O Design Gráfico de Clô Barcellos, além de contribuir na beleza da apresentação da obra, facilita a percepção dos pequenos em relação ao texto, visto se tratar de uma proposta audaciosa: um texto dramático direcionado às crianças, com rubricas versadas e cenas que são apresentadas como capítulos, permitindo que as partes do livro possam ser apreciadas em diferentes momentos. É um livro pra ser descoberto e redescoberto várias vezes. Para ser brincado, jogado, cantado, encenado.

A leitura de um texto dramático é uma experiência particular, pois o encadeamento rítmico da ação propicia um envolvimento diferenciado do leitor com a obra. Além disso, existe a possibilidade de o texto ser utilizado para novas montagens com profissionais das artes cênicas ou em sala de aula, como exercício teatral ou para instigar brincadeiras de faz-de-conta.

Como toda a fábula traz uma mensagem, o texto propõe uma reflexão sobre as limitações e habilidades de cada um, ressaltando a importância da diversidade, valorizando as características individuais dentro do coletivo.

Ao final do livro são apresentadas as letras de todas as 31 cantigas presentes no texto.

No dia 10 de novembro de 2009, Canto de Cravo e Rosa foi lançado na Feira do livro de Porto Alegre, precedido de duas apresentações do espetáculo.

Das informações que o Bando possue sobre a utilização do texto, sabe-se que foi apresentado em leituras dramáticas no projeto Teatro Lido (edições 2008, antes da publicação em livro, e 2013) , realizado em Juiz de Fora, sob a direção de Marcos Marinho. O texto também foi montado por um grupo teatral da terceira idade, em Florianópolis, no ano de 2012, sob a direção de Cíntia Cintya Lentz, além de ser utilizado em escolas. O livro faz parte ainda dos estudos do professor de literatura da Faculdade de Erechim, Fabiano Tadeu Graziolii.
A montagem desse espetáculo com o Bando de Brincantes(que estreou em 2007, com direção de Jessé Oliveira) foi apresentada 77 vezes em 14 cidades e voltará à cena em 2014, contando com Viviane Juguero, Éder Rosa, Ana Cláudia Bernarecki, Rodrigo Marquez, Diego Neimar e Wagner Madeira em cena. A direção musical foi realizada por Toneco da Costa, figurinos de Raquel Cappelletto, cenário de Élcio Rossini e máscaras de Sayô Martins. 

Ficha Técnica do Livro:


Autora: Viviane Juguero
Ilustrações: Ricardo Machado
Design Gráfico: Clô Barcellos
Revisão: Sandra Juguero
Assessoria na Redação Final de Versos: Jorge Rein

Elenco original (atores que contribuíram, com suas improvisações, no processo de construção final do texto dramático apresentado): Viviane Juguero, Éder Rosa, Ana Cláudia Bernarecki, Rodrigo Marquez, Maico Silveira e Wagner Madeira. 

Atores que participaram de substituições no elenco: Valquíria Cardoso, Diego Neimar, Ravena Dutra e Álvaro RosaCosta. 

Elenco atual:  Viviane Juguero, Éder Rosa, Ana Cláudia Bernarecki, Rodrigo Marquez, Diego Neimar e Wagner Madeira.

Veja informações sobre o espetáculo AQUI e peça informações sobre como contratar apresentações AQUI.

Confira um artigo sobre o livro Canto de Cravo e Rosa do Professor de Literatura (FAE) Fabiano Grazioli, AQUI.

site produzido por metamorfose - agência digital