Quaquarela

Quaquarela é um espetáculo criado com base em brincadeiras folclóricas, quadrinhas, parlendas e adivinhas populares. Nele, o Bando de Brincantes dá continuidade a características marcantes de sua trajetória: inspiração no universo infantil, diálogo com a cultura popular, música ao vivo, movimentação acrobática e materiais artesanais. Neste espetáculo, os brincantes constroem uma sequência de situações lúdicas, nas quais a brincadeira transforma constantemente o ambiente, as situações e as atmosferas. Entram em cena, personagens como o pintor de Jundiaí, a boneca de lata, o boneco de pano, o boi bumbá, o pirata da perna-de-pau, a bruxa da manteiga, a velha a fiar, o galo e a galinha, entre outros. Os figurinos, cenário e adereços também são inspirados na estética de manifestações folclóricas. Assim, chapéus, perucas, perna-de-pau, bonecos, etc auxiliam na transformação de personagens e cenas. Há uma íntima ligação entre falas e canções na composição dramatúrgica. Alicerçado na experiência de trabalhos anteriores, o Bando brinca com criações populares, compondo um diálogo vivo e contemporâneo, com o objetivo de mobilizar os sentidos e instigar a imaginação.

O espetáculo Quaquarela recebeu os Prêmios Tibicuera de 2013 de Melhor Dramaturgia (Viviane Juguero), Melhor Ator (Éder Rosa) e Melhor Trilha Sonora (Toneco da Costa), assim como recebeu indicações também para os prêmios de Melhor Espetáculo; Melhor Produção; Melhor Direção (Viviane Juguero) e Melhor Atriz (Viviane Juguero).

Quaquarelarealizou 118 apresentações de 2012 a 2016 em dezenas de cidades das Regiões Sul e Norte do Brasil. Fez inúmeras temporadas, participou de feiras do livro e de diversos encontros de formação de professores, patrocinadas pelo SESC, prefeituras municipais e Ministério da Cultura.

site produzido por metamorfose - agência digital