Oficina Arte, Brincadeira e Expressão para Professores

O Bando de Brincantes tem a convicção de que o mundo lúdico é fundamental ao ser humano em todas as fases da vida. Na infância, a arte e a brincadeira são indispensáveis ao desenvolvimento psíquico, cognitivo, motor e emocional das crianças. O gosto da descoberta, o desafio da criação, a adrenalina do jogo são fontes de sabedoria e de prazer. No que diz respeito à educação, acreditamos que só pode trabalhar a expressão dos demais aquele que se permite experimentar e jogar livremente. Assim, por meio de exercícios de relaxamento, jogos e brincadeiras, propomos que os educadores busquem suas possibilidades de expressão, permitindo-se brincar e libertando-se das amarras cotidianas dos comportamentos padronizados presentes no rótulo de “adulto”.

A proposta do Bando de Brincantes parte de uma reflexão sobre a importância dos espaços imaginários na constituição do ser humano, com a proposição de atividades interativas que instiguem, emocionem, divirtam e desafiem os sentidos. Durante as oficinas artísticas é possível refletir sobre como aplicar um trabalho criativo e expressivo junto às crianças, respeitando as diferentes fases de desenvolvimento. Nossa intenção é trabalhar com proposições lúdicas que respeitem a integridade intelectual e a percepção sensorial das crianças, por meio de construções visuais, sonoras e narrativas. Nessas atividades, é possível explorar as potencialidades criativas, artísticas e comunicativas, divertindo-se no mundo da imaginação.
Na oficina Arte, Brincadeira e Expressão, os professores de Educação Infantil vivenciarão exercícios de consciência corporal e vocal. A seguir, serão realizadas algumas brincadeiras, para, então, passarem por um processo de sensibilização das percepções, sentidos e emoção. Depois, por meio de um dos exercícios da série "Diálogo de Mundos Lúdicos", criada por Viviane Juguero, os alunos criarão histórias, finalizando com cenas dramatizadas das mesmas. O trabalho se dá em uma abordagem prático-reflexiva. Dessa maneira, a partir dos exercícios e brincadeiras, são abordados conhecimentos teóricos e técnicos e apresentadas questões para a reflexão.

Ministrante: Viviane Juguero

*os alunos devem comparecer com roupas e sapatos confortáveis.

site produzido por metamorfose - agência digital