Teatro para crianças e desenvolvimento infantil

O teatro para crianças é uma manifestação específica da arte dramática que requer os mesmos conhecimentos técnicos e artísticos que qualquer espetáculo para adultos, exigindo, no entanto, conhecimentos específicos sobre o pensamento infantil.

A compreensão da importância da utilização de uma lógica lúdica, que respeite a criança, sem subestimá-la, oportunizando desafios sensoriais e perceptivos, é fundamental para a realização de espetáculos de qualidade, destinados ao público infantil. Encenações de qualidade propiciam, além do desfrute da fruição estética, um aprimoramento intra e interpessoal, visto ser essa arte uma manifestação social por excelência.

O desenvolvimento humano se dá por todos os sentidos, percepções e formulações cognitivas. Nesse sentido, o acesso à arte teatral, ao assistir espetáculos de qualidade, é de extrema importância no desenvolvimento humano, visto que, desde a mais tenra infância, a criança se integra ao mundo e o compreende por meio da teatralidade, em suas brincadeiras de faz de conta. A teatralidade é imprescindível em todas as áreas do conhecimento, em todas as fases da vida humana. É preciso que seja tratada com embasamento estético e pedagógico para que possa contribuir profundamente no processo educativo de sujeitos autônomos, críticos e éticos.

Ministrante: Viviane Juguero

Para maiores informações teóricas, acesse a dissertação de Viviane Juguero AQUI.

site produzido por metamorfose - agência digital