Criação de Dramaturgia para Crianças


Criação de Dramaturgia para Crianças (clique aqui para abrir em PDF)

Criação de Dramaturgia para Crianças

22 e 29 de setembro de 2020, às 18h.

Canal do Bando de Brincantes no Youtube.

Ministrante: Viviane Juguero
Dramaturga e investigadora, com textos publicados e encenados, no teatro e no audiovisual, 
no Brasil e no exterior. Mestra e doutora em Artes Cênicas.

Participação gratuita.

Matéria na TVE

Primeira Live

Segunda Live

A Oficina “Criação de Dramaturgia para Crianças” propõe refletir sobre princípios de elaboração artística para o público infantil, que oportunizem a criação de trabalhos que divirtam, emocionem e propiciem distintas elaborações, por meio de composições multissignificativas e pluriperceptivas que se fundamentem nas especificidades comunicativas da infância, sem subestimar as crianças. Além disso, será abordado o papel formativo da arte, com base na sua particularidade comunicativa e na responsabilidade social de quem cria. Sobre esse aspecto, serão enfocadas noções como respeito à alteridade, representatividade, diversidade racial e de gênero, pluralidade cultural, multiplicidade de linguagens e modos de abordagem de temáticas urgentes que respeitem o modo infantil de dialogar com o mundo. 

Em mais de quinze anos de trabalhos artísticos dedicados à infância, Viviane Juguero desenvolveu o entendimento de “lógica lúdica infantil” e estudou os fundamentos estruturais elementares da dramaturgia, presentes em suas distintas expressões. Sempre associando prática e teoria, a dramaturga possui textos para a infância, encenados no teatro e no audiovisual, além de tese de doutorado, dissertação de mestrado e artigos sobre o tema que serão compartilhados com as pessoas participantes para contribuírem com seus estudos e reflexões. 

A oficina acontece por meio de dois encontros virtuais. Em um primeiro momento, a professora vai apresentar princípios elementares de criação dramatúrgica, abordando as diferentes características de comunicação do teatro e do audiovisual. Além disso, vai sugerir a realização de exercícios de criação que viabilizem a composição de peças teatrais e roteiros audiovisuais curtos que serão lidos pela professora e, com base nos quais, tecerá as considerações do segundo encontro virtual. 

A oficina é voltada a profissionais e estudantes das áreas da Dramaturgia, Artes Cênicas, Audiovisual e Educação.

Quer enviar alguma pergunta ou te inscrever pra participar do exercício prático?
brincar@bandodebrincantes.com.br
Exercício prático somente para as 15 primeiras inscrições.

Financiamento: FAC - DIGITAL RS

#culturaessencial #facdigitalrs #feevale #feevaletechpark

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

site produzido por metamorfose - agência digital